CCDRAlentejo diz que fábrica de bagaço de azeitona nunca incumpriu parâmetros medidos
A fábrica de bagaço de azeitona em Fortes, no Alentejo, “nunca incumpriu” qualquer parâmetro ambiental controlado pela CCDR, revelou hoje o presidente deste organismo, que defendeu ainda assim a melhoria do processo tecnológico do setor.
Desde 2018, quando entraram em vigor os atuais valores-limite para as emissões, a unidade “nunca incumpriu qualquer parâmetro que estivesse na competência” da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, “seja a qualidade do ar, seja a dimensão dos resíduos”, afirmou.
O presidente da CCDR do Alentejo, Ricardo Pinheiro, falava durante uma audição na Comissão de Ambiente e Energia, que decorreu no parlamento, sobre a alegada poluição da fábrica AZPO - Azeites de Portugal.
Esta audição sobre a alegada poluição desta fábrica que transforma bagaço de azeitona, situada a cerca de 300 metros da aldeia de Fortes, no concelho de Ferreira do Alentejo, distrito de Beja, foi requerida pelo grupo parlamentar do Chega.
Assinalando que a CCDR só tem competências na fiscalização dos resíduos e emissão de poluentes, Ricardo Pinheiro indicou que são feitas duas fiscalizações por ano à AZPO e duas medições das emissões à saída das chaminés, a que a empresa está obrigada.
“No primeiro relatório [referente a este ano] estava tudo bem. Estamos à espera do segundo”, frisou.
Após enumerar os parâmetros que são monitorizados pelo organismo sobre a qualidade do ar e respetivos limites, o presidente do organismo desafiou os deputados presentes a avançarem com uma redução dos atuais valores-limite.
“Se existir vontade por parte dos senhores deputados, é fazer uma alteração legislativa para mudarmos a dimensão de como a CCDR Alentejo pode fazer um controlo em função dos reais problemas que estão a acontecer”, vincou.
O presidente da CCDR considerou, porém, que o país tem fazer “um caminho [para] obrigar as extratoras, aquelas que quiserem continuar a laborar, a adaptarem-se tecnologicamente à realidade” para se baixar o nível de emissões.
E defendeu o estudo de outros possíveis destinos para as 800 mil toneladas de bagaço de azeitona produzidas anualmente em território nacional, dando como exemplo a sua transformação em composto para a agricultura, o que permitiria “retirar pressão” às empresas extratoras.
“Qual é a quantidade de composto que precisamos para melhorar a agricultura nacional? Quanto é que pode vir do setor dos azeites?”, questionou.
Ricardo Pinheiro avisou que o bagaço considerado resíduo “tem que ser tratado” como tal e esclareceu que, para “a utilização da queima do resíduo no processo produtivo acima das 50 toneladas por dia, é obrigatório a Avaliação do Impacto Ambiental (AIA)”.
“Vamos dar início à AIA” junto das unidades que a têm que fazer, mas o processo “tem que ser feito com equilíbrio”, pois, se não for permitido durante a laboração das fábricas em causa, parávamos o setor e centenas de famílias”, observou.
Na sua audição, o presidente da CCDR do Alentejo anunciou que o organismo vai instalar uma estação de medição da qualidade do ar na aldeia de Fortes, em data a determinar, ficando em funcionamento durante um ano para fornecer “dados efetivos”.
Reconhecendo impactos na aldeia, o responsável aludiu à época do licenciamento da fábrica e observou que foi num tempo em que “não se conhecia o setor e ninguém estava à espera que a produção de azeitona em Ferreira do Alentejo crescesse 400 vezes”.
“O azeite português é o melhor do mundo” e o consumidor à escala mundial “quer ter a certeza de que o produto não tem uma pegada ambiental, económica e também de impacto social”, acrescentou.
Comente esta notícia
Destaques
Papa Leão XIV nomeia Padre de Barrancos para corpo diplomático da Santa Sé
CCDRAlentejo diz que fábrica de bagaço de azeitona nunca incumpriu parâmetros medidos
Utilização do espaço aéreo pela Força Aérea impede Escola de Pilotos em Beja- Gonçalo Valente

